domingo, 27 de abril de 2014

ÁLVARO BRAGANÇA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO II CEVE

O prestigiado germanista Álvaro Alfredo Bragança Júnior acaba de confirmar a sua participação no II Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos/I Ciclo de Pesquisas Medievais. Álvaro é professor do curso de letras da UFRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada pela mesma instituição. É coordenador do NIELIM, Núcleo de Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média e do periódico acadêmico Medievalis. Possui Pós-Doutorado pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha.




O professor ministrará a segunda conferência do evento, no dia 9 de outubro, quinta-feira, as 16h30.
O título da conferência, As runas latinas na Escandinávia Medieval, refere-se à uma de suas atuais pesquisas sobre medievo germânico que envolvem práticas mágicas e encantamentos de origem pagã e que se hibridizaram no mundo cristão.

Para um melhor vislumbramento das atividades e pesquisas de Álvaro Bragança Júnior acesse seu Lattes aqui.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O GIEM (Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais) comunica que o “III Seminário de Estudos Medievais na Paraíba” não poderá ser realizado na data prevista. Em razão de viagens de estudo de alguns dos membros do grupo, decidimos adiar para o próximo ano a realização desse evento. Porém, o II Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos/I Ciclo de Pesquisas Medievais acontecerá, sob a organização do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos será realizado, como anunciado, nos dias 08, 09, 10 de outrubro de 2014. Ver nova programação!

Profa. Dra. Luciana Deplagne (UFPB/GIEM)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO É DEFINIDA

A conferência de encerramento do II Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos foi definida. Ela será ministrada pelo prof. Dr. Deyve Redyson Melo dos Santos e terá como título Kierkegaard: Entre o Mito Nórdico e o Pensamento Escandinavo.



Deyve Santos é doutor em Filosofia pela Universidade de Oslo (com a tese: Velsignelser og Forbandelser i Arbejdet med A. Schopenhauer og S. Kierkegaard: Arbejsverelse pa Afgorende rolle i Pessimisme og Tungsindig, 2006). Atualmente Deyve é professor do curso de graduação em Ciências das Religiões e coordenador do programa de pós graduação da mesma área, na UFPB.


A conferência abordará as influências da mitologia nórdica na obra do filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855), um dos maiores influenciadores do pensamento no mundo contemporâneo.